domingo, 7 de junho de 2015


Falando sobre delícias de sobremesa...

Hoje, minha sogra fez o doce acima. Ele é um creme com banana caramelizada. Originalmente, ele é feito com banana nanica mas minha sogra fez com banana prata. Amei!
O doce é conhecido por "Manezinho Araújo" porque foi criado pelo próprio Manezinho Araújo na década de 1960. Ele era cantor, compositor, jornalista e pintor e servia a sobremesa no restaurante nordestino que tinha no Rio de Janeiro.
Vou postar uma receita que retirei da internet porque a receita da minha sogra é de cabeça. rs... 
Alguém aceita?

Doce

- 1 banana (eu achei pouco, até porque no preparo diz para cortar as bananas... tem receita que pede 4)
- 1 xícara de água
- 2 xícaras de açúcar
Creme
- 2 copos de leite
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 2 gemas
- 4 colheres de sopa de açúcar

Cobertura
- 2 claras
- 4 colheres de açúcar
- 1 colher de chá de suco de limão
 
Primeiro corte as bananas em rodelas. Numa panela quente, derreta o açúcar e só mexa quando começar a caramelar. Depois baixe o fogo para não queimar. Mexa a mistura até formar o caramelo. Quando o caramelo estiver com um tom mais escuro, coloque a água com cuidado.
Deixe a mistura em fogo baixo mexendo de vez em quando até a calda ficar um pouco mais encorpada. Depois coloque as bananas picadas para cozinhar com a calda por 10 minutos.
Para preparar o creme, coloque numa panela, dois copos de leite, duas colheres de sopa de amido de milho, duas gemas passadas na peneira e quatro colheres de sopa de açúcar. Bata todos os ingredientes e leve ao fogo, sempre mexendo para não empelotar, por cinco minutos. Deixe esfriar.

Para montar, coloque uma camada de creme e depois rodela por rodela da banana, como se estivesse fazendo uma flor.

A receita original leva suspiro como cobertura. Para prepará-lo, bata duas claras na batedeira até ficar em neve. Depois adicione quatro colheres de açúcar e uma colher de chá de suco de limão. Bata tudo. Coloque a mistura em cima do doce e leve ao forno em temperatura baixa por 10 minutos para dourar.
Façam e degustem!
In: Internet - Receita postada no G1 (São Paulo) no dia 29/01/14
Acima um vídeo com uma versão do doce.

Beijos.
Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário